CÓDIGO DE ÉTICA
Âmbito de aplicação
O presente Código aplica-se a todos os colaboradores APPACDM Vila Nova de Poiares, entendendo-se como tal todas as pessoas que colaboram com a instituição, qualquer que seja o seu nível hierárquico e vínculo contratual, sem prejuízo de outras disposições legais ou regulamentares aplicáveis. Aplica-se ainda a todas as pessoas que prestem serviço à instituição a título ocasional ou permanente.
A APPACDM Vila Nova de Poiares garante o acesso ao Código de Ética a todas as partes interessadas, através da sua disponibilização sempre que solicitado.
Finalidade
1 - Código de Ética estabelece princípios e regras gerais de conduta que asseguram o cumprimento dos valores Estabelecidos para o exercício da atividade da APPACDM Vila Nova de Poiares dando corpo à sua identidade, reforçando a sua cultura organizacional e promovendo a concretização da sua missão.
2 - A Missão da APPACDM Vila Nova de Poiares consiste em “Promover a cidadania ativa e desenvolver projetos de vida com qualidade da Pessoa com Deficiência Mental e Incapacidades, envolvendo a Família e a Comunidade”, de acordo com os valores definidos neste Código de Ética. Todas e cada uma das pessoas que a integram e contribuem com o seu
Papel específico, com o seu esforço e recursos, para o alcance deste objetivo.
3 - Esta complementaridade só é possível com a construção e manutenção diária de um sistema de valores partilhado que dá sentido e significado a todas as ações. Osvalores defendidos pela APPACDM Vila Nova de Poiares dão sentido à Missão e estão agrupados em três áreas: oCliente, a Família e a Gestão Institucional;
4 - Este Código é aberto e dinâmico. A sua revisão permanente deve-se ao envolvimento e participação de todos os agentes, especialmente das vivências e experiências dos seus destinatários.
5 - O Código de Ética é mais um instrumento que se coloca ao dispor das pessoas que integram a organização para alcançar as metas que nos propomos. Apelamos à ética, a todos os valores partilhados pela APPACDM Vila Nova de Poiares, onde têm origem os nossos direitos e obrigações, para gerar ou modificar perceções. Os valores da ética são primordiais na reflexão sobre as práticas e, sem ela não é possível definir uma conduta ética para a Qualidade.
Objetivos do Código de Ética
O Código de Ética da APPACDM Vila Nova de Poiares enuncia valores, princípios e normas que servem de guia ao comportamento dos diferentes proonistas. O Código de Ética aplica--‐se a todas as pessoas, independentemente do tipo de responsabilidade, do seu papel, lugar de desempenho ou pessoas que sirvam e cuja tarefa essencial é melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. O Código de Ética pretende sobretudo, melhorar e certificar atitudes e condutas.
Subsidiaridade
A observância do presente Código de Ética não impede a aplicação simultânea das regras de conduta de grupos profissionais específicos.
Principios éticos do profissional
Valores |
Princípios |
Rigor A organização enfatiza a adequação da conduta aos procedimentos definido |
Alinhamento da conduta com a Visão e a Missão |
Normalidade dos Processos |
|
Confidencialldade Restringe o conhecimento de dados dos clientes às pessoas que deles necessitam para o exercício do conteúdo funcional do cargo |
Controlo da Informação |
Privacidade Respeita espaços e tempos afetos à fruição dos clientes |
Interação sensata |
Iintegridade Respeita os deveres e os direitos de todas as partes interessadas e regras organizacionais de conduta. |
Normalidade dos processos |
Solidariedade Age com espírito de entrega ao outro, de forma solidária para com excluídos ou necessitando de apoio à sua inclusão. |
Participação livre e empenhada para com o outro |