APPACDM

Vila Nova de Poiares

CÓDIGO DE ÉTICA

        Âmbito de aplicação

O presente Código aplica-se a todos os colaboradores APPACDM Vila Nova de Poiares, entendendo-se como tal todas as pessoas que colaboram com a instituição, qualquer que seja o seu nível hierárquico e vínculo contratual, sem prejuízo de outras disposições legais ou regulamentares aplicáveis. Aplica-se ainda a todas as pessoas que prestem serviço à instituição a título ocasional ou permanente.

A APPACDM Vila Nova de Poiares garante o acesso ao Código de Ética a todas as partes interessadas, através da sua disponibilização sempre que solicitado.

        Finalidade

1 - Código de Ética estabelece princípios e regras gerais de conduta que asseguram o cumprimento dos valores Estabelecidos para o exercício da atividade da APPACDM Vila Nova de Poiares dando corpo à sua identidade, reforçando a sua cultura organizacional e promovendo a concretização da sua missão.

2 - A Missão da APPACDM Vila Nova de Poiares consiste em “Promover a cidadania ativa e desenvolver projetos de vida com qualidade da Pessoa com Deficiência Mental e Incapacidades, envolvendo a Família e a Comunidade”, de acordo com os valores definidos neste Código de Ética. Todas e cada uma das pessoas que a integram e contribuem com o seu

Papel específico, com o seu esforço e recursos, para o alcance deste objetivo.

- Esta complementaridade só é possível com a construção e manutenção diária de um sistema de valores partilhado que dá sentido e significado a todas as ações. Osvalores defendidos pela APPACDM Vila Nova de Poiares dão sentido à Missão e estão agrupados em três áreas: oCliente, a Família e a Gestão Institucional;

4 - Este Código é aberto e dinâmico. A sua revisão permanente deve-se ao envolvimento e participação de todos os agentes, especialmente das vivências e experiências dos seus destinatários.

5 - O Código de Ética é mais um instrumento que se coloca ao dispor das pessoas que integram a organização para alcançar as metas que nos propomos. Apelamos à ética, a todos os valores partilhados pela APPACDM Vila Nova de Poiares, onde têm origem os nossos direitos e obrigações, para gerar ou modificar perceções. Os valores da ética são primordiais na reflexão sobre as práticas e, sem ela não é possível definir uma conduta ética para a Qualidade.

Objetivos do Código de Ética

        O Código de Ética da APPACDM Vila Nova de Poiares enuncia valores, princípios e normas que servem de guia ao comportamento dos diferentes proonistas. O Código de Ética aplica--se a todas as pessoas, independentemente do tipo de responsabilidade, do seu papel, lugar de desempenho ou pessoas que sirvam e cuja tarefa essencial é melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. O Código de Ética pretende sobretudo, melhorar e certificar atitudes e condutas.

Subsidiaridade

        A observância do presente Código de Ética não impede a aplicação simultânea das regras de conduta de grupos profissionais específicos.

 

Principios éticos do profissional

 

Valores

Princípios

Rigor

A organização enfatiza a adequação da conduta aos procedimentos definido

Alinhamento da conduta com a Visão e a Missão

Normalidade dos Processos

Confidencialldade

Restringe o conhecimento de dados dos clientes às pessoas que deles necessitam para o exercício do conteúdo funcional do cargo

Controlo da Informação

Privacidade

Respeita espaços e tempos afetos à fruição dos clientes

Interação sensata

Iintegridade

Respeita os deveres e os direitos de todas as partes interessadas e regras organizacionais de conduta.

Normalidade dos processos

Solidariedade

Age com espírito de entrega ao outro, de forma solidária para com excluídos ou necessitando de apoio à sua inclusão.

Participação livre e empenhada para com o outro

parceiros

Damos valor à sua privacidade.

Nós utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies.

São usados para personalizarmos os conteúdos e analisarmos o nosso tráfego.

Clique embaixo para consentir a utilização destas tecnologias na web.

Pode mudar de ideias e alterar as suas opções de consentimento em qualquer momento voltando a este site.

Veja a nossa política de privacidade.